segunda-feira, 13 de outubro de 2014

Ansiedade pré apresentação (by Angel Achkar)


O nosso espetáculo está chegando, daqui 13 dias no teatro municipal (dia 25 de outubro). Será um dia especial para todas, para algumas bailarinas será mais especial ainda porque será a primeira vez!

Fiquei com vontade de escrever sobre isso porque uma apresentação gera uma gama de sentimentos em cada uma de nós. Fiquei tentando lembrar como foi minha primeira apresentação. Isso foi a 12 ou 13 anos atrás, lembro que era uma apresentação de véus, com uma música linda do Ehab Tawfik, lembro dos ensaios (que foram muitos), dos preparativos, do figurino e do coração batendo forte quando estava chegando a nossa hora! Fiquei nervosa, e fico até hoje. Lógico que o nervoso não é tão forte como quando comecei a dançar, mas o coração sempre dá aquele pulo antes de entrar no palco. Ainda bem! Senão não teria a menor graça.

A apresentação é o nosso momento, é a hora de mostrarmos toda nossa dedicação, tudo que ensaiamos durante meses, nas aulas e em ensaios extras. É a hora de brilhar!

Porém isso vira um tormento para algumas pessoas, tanto que algumas alunas optam em não se apresentar porque o frio na barriga é tão grande que chega a paralisar! Eu sempre fui de me desafiar, porque depois que enfrento os meus temores, me sinto tão realizada, tão feliz por ter me permitido aquela experiência. A vida é feita de coragem, é abrir o peito e ir, e se cair, tropeçar, levantar com um sorriso nos lábios e dizer: “Estou aqui corajosa, estou tentando, dando o meu melhor, e podia estar em casa fazendo as coisas que eu estou acostumada, na minha zona de conforto, mas estou aqui fazendo algo diferente, estou me SUPERANDO”.

As vezes queremos uma receita para apaziguar o frio na barriga pré-apresentação, mas cada uma tem o seu jeito de se acalmar. Algumas preferem conversar, outras preferem ficar no celular jogando ou no face, outras querem ficar quietinhas no seu canto, fazendo uma oração ou uma meditação, terminando de arrumar o figurino, retocando a maquiagem. Sempre tem as alunas animadas que estão brincando, tirando fotos pra postar no instagram. O que posso dizer que é importante não se cobrar demais, a apresentação é um momento de diversão, é o resultado de toda sua dedicação. Pense que todas as suas colegas estão passando pela mesma coisa, todas estão ansiosas, algumas mais, algumas menos. Algumas deixam transparecer, outras parecem calmas, mas por dentro também estão nervosas. Todas se dedicaram, ensaiaram muito, ninguém quer errar, ninguém quer tropeçar. Mas se tropeçar, se esquecer, tudo bem! Lembre-se que você se dedicou, você está dando o seu melhor, e você já é uma vencedora somente de estar lá em cima do palco sob as luzes refletoras e os olhares da plateia.

As coisas nem sempre saem do jeito que queremos. Temos que levar, não só a dança, mas a vida, de um jeito leve. Esqueci? Faço uma gracinha, olho pra colega e continuo. Tropecei? Dou uma risadinha, ajeito a saia, jogo um beijo pra plateia e continuo!!!!As pessoas tendem a admirar aquelas que se superam!

Deixo aqui algumas dicas que considero importantes (mas lembrem-se que é uma opinião pessoal, não é regra):

ENSAIOS: é importante estar segura com sua coreografia, por isso que temos ensaios e repetimos 10, 50, 500 vezes os mesmos passos. É normal depois de uma apresentação você não querer mais ouvir a música que foi dançada por um bom tempo.rsrsrsrs. 

Gosto muito da expressão espontânea de palco, aquela coisa de deixar fluir o sentimento, porém isso ocorre quando temos mais experiência com a dança. Por isso que quando estamos aprendendo dança do ventre, até a expressão deve ser treinada. Todos os detalhes devem ser ensaiados, braços, postura, posição dos pés, pra onde os olhos irão olhar,quando é importante sorrir, qual é a hora de se jogar no drama, etc. E nada melhor que repetição! REPETIR, REPETIR e REPETIR. Por isso que é tão importante não faltar dos ensaios, pois quanto mais se ensaia, menor a chance de esquecimento. É só a música começar que o corpo vai sozinho!

O DIA ANTERIOR: Prepare suas coisas com tranquilidade. Separe seu figurino, maquiagem e bijuterias que irá usar, ponha tudo dentro de uma sacola. É muito importante levar alfinetes para alfinetar o cinturão e o bustiê. Papel higiênico e cotonete para algum problema na maquiagem. Desodorante, perfume e uma toalhinha pra secar o suor. Se você já for pronta de casa, se enrole com o véu, se não tiver véu, se enrole em uma echarpe ou lenço pra não mostrar o figurino antes da hora. Vá com um chinelinho, leve bolachas ou barra de cereal. Outra coisa que já salvou muito minha vida, é levar um kit costura, para alguma eventualidade.
Outra dica que dou é a mesma dica que recebemos quando vamos prestar vestibular. No dia anterior (depois que arrumar suas coisas) esqueça tudo! Isso mesmo ESQUEÇA TU-DO! Não fique querendo marcar ensaios até as 4 da madrugada, ou ficar pensando nos passos, relembrando momentos da música. Tire da cabeça, vá jantar com seu namorado, vá ao cinema com seus amigos. Vá se divertir. Só aconselho a não pegar uma super balada e beber todas tá?

NO DIA: geralmente ocorre um ensaio geral, pela manhã, no teatro. O ensaio geral não é bem um ensaio e sim uma marcação de palco. Cada grupo geralmente passa 2 ou 3 vezes sua coreografia, sai do palco e dá espaço para o próximo. Quando chegarem ao teatro, tanto no dia do ensaio geral como a noite (na hora do espetáculo), procurem sua professora, sentem com suas amigas e esperem sua vez de fazer a passagem de palco. É importante não chegar fazendo alvoroço, falando alto, isso atrapalha as outras meninas. Durante o espetáculo é muito importante não ficar conversando perto das coxias, pois dá pra escutar tudo do palco e atrapalha. De preferência fiquem nos camarins e fiquem atentas a hora em que deverão se apresentar (geralmente têm papéis colados nas portas, com a ordem da apresentação). As vezes acontece de alguma colega estar muuuuito alvoraçada e ansiosa, é importante acalmá-la, segure a mão dela, converse com ela, peça pra ela respirar pelo nariz e soltar o ar vagarosamente pela boca. A exaltação contagia as demais colegas, lembre-se disso antes de surtar master! ;-)

DIVERSÃO: Divirtam-se! Tirem fotos, abracem as amigas, se puderem façam uma oração em conjunto antes da entrada do grupo de vocês e quando entrarem no palco ESTUFEM O PEITO, ABRAM UM SORRISÃO e pensem: “SOU LINDA, MARAVILHOSA, PODEROSA, ENSAIEI A BEÇA E VOU ARRASAR!”


TÉCNICAS DE "SOMEBODY LOVE" DA ANGEL: se errar utilizem as técnicas de "somebody love" da Angel. O que é isso meu Santo Senhor??? Se lembram do Armando Volta da escolinha do professor Raimundo? http://www.youtube.com/watch?v=OdrB8Tjdqp0 Quando ele não sabia uma resposta ele dava uma super enrolada, contava uma outra história, desviava atenção do assunto principal e convencia todo mundo. Então se errar, não façam aquela cara de ‘Ops errei!’, dê um sorrisinho, faça um shimmie de ombrinho, dê uma olhadinha pra colega do lado, e vai que vai, lembrem-se que vocês sabem o passo, pois ensaiaram muuuuuuuuuuuuuuuuuitas vezes.

E tenham a certeza que quando sairem do palco estarão tão felizes e realizadas que concluirão que tudo valeu muito a pena!!!!SUCESSO!

2 comentários:

  1. Excelente post, Angel! Vou divulgar para minhas alunitchas. Arrasou! Bj Ro Salgueiro

    ResponderExcluir
  2. Owwwwww fia, fico tão feliz quando você curte meus textos! Sério mesmo! Porque você é uma inspiração pra mim!Tem noção que acompanho seu blog a quase 10 anos??? :-) Obrigada. Beijos

    ResponderExcluir