quinta-feira, 16 de outubro de 2014

A IMPORTÂNCIA DA EXPRESSÃO NA DANÇA DO VENTRE


Faz um tempão que quero escrever sobre a importância da expressão na dança do ventre.

Fico muito preocupada quando vejo uma bailarina ou grupos se apresentando sem expressão nenhuma ou expressão estática (sorriso fixo, por exemplo). Já vi meninas que dançam super bem, com técnica impecável e com cara de nada.

Sabe o que acontece quando entra uma bailarina assim pra dançar? Logo o público perde o interesse. Porque a bailarina acaba se tornando um ‘enfeite’. O que quero dizer com isso? É aquele objeto que você compra para enfeitar sua sala, por exemplo um lustre bem lindo, no primeiro dia que ele chega você fica encantada, depois os dias vão passando e ele se torna comum, é apenas um adereço da sala. Isso acontece também quando vamos fazer uma apresentação falada, dar uma aula, fiz um curso de comunicação e expressão e a professora disse que se não estabelecemos um vínculo com nossos expectadores há perda de interesse.

Repare, quando está assistindo alguma palestra por exemplo, se o apresentador fala no mesmo tom de voz e não olha pra você, por mais que o assunto seja super interessante, você tem que fazer um esforço enorme para prestar atenção. Do mesmo jeito quando entra uma bailarina pra dançar, por mais que ela seja linda, dance bem, se ela não ‘conversa’ com você, você perde o interesse. Já aconteceu comigo, de estar assistindo uma apresentação com uma bailarina que não mudava seu rosto e olhava para um ponto acima da cabeça do público, chegou um momento que eu estava pensando nas coisas que eu tinha que fazer em casa, no trabalho, etc. A apresentação dela não me gerou ‘emoções’.

Lógico que estabelecer este vínculo com o público não é encarar o pobre coitado do expectador, ou ele vai pensar que você se apaixonou por ele, ou vai ficar com medo. Imagina alguém olhando fixamente pra você? E é importante lembrar que se for apresentação fora de palco, de não encarar maridos/namorados/parceiros das expectadoras porque com certeza isso irá te gerar problemas. Estabelecer vínculo com o público é um conjunto de coisas, é a interpretação da música, é a identificação do público que você tem ali, é como você está se sentindo. Por isso que é importante conciliar sua expressão com o ritmo dançado e também é legal buscar a tradução da música que você irá dançar, para te ajudar a montar uma história.

Quando você dança não está somente mostrando uma dança, você está provocando sensações. Uma boa bailarina desperta sensações no público: paz, alegria, emoção, beleza. COM ROSTO E GESTOS.

Logo que começamos a dançar, como já falei no meu post anterior, a expressão deve ser teinada porque ainda somos inexperientes, e temos que nos preocupar com várias coisas tais como lembrar da coreografia, lembrar pra que lado tem que girar, qual braço tem que levantar, etc. E é importante ‘ensaiar’ a expressão. Por exemplo: a entrada será sorrindo, você irá cumprimentar sua colega e o público com um sorriso, depois na hora do tremido você poderá dar uma franzida na testa, e na hora de fazer os oitos você pode fazer um ‘ar de mistério’, e assim vai. Geralmente é sua professora que te dá essas dicas: qual parte da coreografia você deverá sorrir, ficar séria, etc.

Quando danço gosto de deixar fluir, escuto a música e construo uma historinha na cabeça: a cantora está sofrendo? É uma música de amor?  O ritmo me desperta alegria ou tristeza? Me sinto poderosa na parte y da música? Quero ser meiga? Quero mostrar que estou brava? O rosto nos dá essas diversas possibilidades de expressão.

Eu sou muito brincalhona, então tenho uma tendência a brincar e interagir com o público, mas nessa hora também tem que tomar cuidado, para não ficar a apresentação inteira brincando com o público, tem que intercalar, brincar, dançar, ficar introspectiva, dependendo da música. Tem que ter parcimônia.

É muito importante mostrar que ama o que faz, entrar na música, interpretar. Vale até cantar um trechinho da música durante sua dança (mas não o tempo todo, lembrem-se: parcimônia!). Por isso que é importante gostar da música dançada!

Expressão é como um teatro ou vem do coração?

Os dois! Tem que treinar e vem do coração! Por exemplo: quando você escuta aquela música emocionante, não te dá um arrepio, uma vontade de sair rodopiando, as vezes dá vontade de chorar ou uma alegria imensa!?

O QUE É PROIBIDO: encarar, utilizar da ‘sedução vulgar', ficar com cara de nada, expressão fora de contexto, ficar mordendo a boca, cara de mal humorada, olhar para o chão.

COISAS QUE ATRAPALHAM: figurino mal ajustado (muito comprido, largo, cinturão solto), ansiedade, medo,  baixa auto-estima. Por isso que a coreografia deve estar muito ensaiada!!!!Senão fica com cara de desespero.

O QUE AJUDA: Treinar na frente do espelho, assistir vídeos de bailarinas famosas. Interação com público (se ver uma senhora simpática batendo palma sorria para ela, brinque). Não tente agradar a todos, sempre terá alguém com cara feia quando você estiver se apresentando, tente interagir, mas não insista, nossa dança nunca irá agradar 100% do público.

DICA FINAL: É importante você adequar sua expressão à sua personalidade. Não adianta você querer ser brincalhona, se você é tímida. Se você for tímida interaja de modo tímido, dê um sorrisinho, faça uma dancinha mais meiga, mais introspectiva.

DEIXO AQUI OS VÍDEOS COM BAILARINAS QUE ME TRANSMITEM EMOÇÃO (Sabem combinar DANÇA+EXPRESSÃO):


DARIYA MITSKEVICH

ESMERALDA

LEILA

DINA

NUR




Nenhum comentário:

Postar um comentário