quinta-feira, 23 de julho de 2015

A disciplina e o aprendizado de dança do ventre


Sempre fui disciplinada na minha vida, algumas épocas mais, em outras menos. Quando quero muito algo, sou extremamente disciplinada (quando quero emagrecer, passar em uma prova, economizar dinheiro, etc). Não tive a sorte de nascer com um dom como os 'Ronaldinhos' da vida, que são pessoas que nascem com um talento, ou seja, uma facilidade para fazer algo muito bem: jogar futebol, dançar ballet, fazer cálculos matemáticos ou criar músicas. E essas pessoas são poucas, um dia nasce um Beethoven, em outro nasce um Baryshnikov, uma Jaqueline DuPré ou um Stephen Hawking. Mas essas pessoas são raras, a grande maioria das pessoas que são boas em algo tem que se esforçar muito para isso. E eu me encaixo neste grupo dos esforçados. Para eu ir bem nas matérias da escola tinha que estudar muito, tinha que estudar vários dias antes da prova, diferente do meu irmão por exemplo, que dava uma lida antes da prova e tirava 10.

O que é disciplina? Segundo o dicionário Michaellis:

dis.ci.pli.na 
sf (lat disciplina) 1 obsol Ensino, instrução e educação. 2 Relação de submissão de quem é ensinado, para com aquele que ensina; observância de preceitos ou ordens escolares: Disciplina escolar. 3 Sujeição das atividades instintivas às refletidas. 4 Observância estrita das regras e regulamentos de uma organização civil ou estatal: Disciplina militar. 5 Conjunto de conhecimentos científicos, artísticos, linguísticos etc., que se professam em cada cadeira de um instituto escolar. 6 Obediência à autoridade. 7 Procedimento correto. 8 Castigo, mortificação.

Para mim disciplina além disso tudo é: vontade de fazer algo, organização, planejamento, repetição, treino e persistência.

Na dança tive (e tenho) ótimas professoras, e isso me ajudou bastante, porém sem a disciplina não teria evoluído. Existem alunas que esperam que um milagre seja realizado pela professora, esperam aprender por osmose, porém se a aluna não tem disciplina, não estuda, não treina os passos aprendidos, falta à aula e não faz a lição de casa, não há professora boa que a faça evoluir. Pensem, por exemplo, o fato de frequentar uma boa escola para passar no vestibular, ajuda bastante, mas se o aluno não estudar por fora, não adianta estar na melhor escola do universo. 

A função da professora de dança do ventre, na minha opinião, é ajudar a aluna evoluir e se desenvolver, e como ela fará isso? Ensinando os passos do modo correto, corrigindo postura e expressão, ensinando sobre a cultura árabe (as diferenças entre as as danças, os estilos, os costumes, figurinos, ritmos, folclore, etc), introduzindo as músicas, desenvolvendo a criatividade da aluna para criar suas próprias coreografias, apresentando fontes de pesquisa e tirando o melhor de cada uma das alunas. 

Existem 3 tipos de alunas: as que querem a dança somente como exercício físico e lazer, as que querem virar bailarinas e as que começaram por hobby (lazer e atividade física), se apaixonaram e querem se tornar bailarinas.  E são os 2 últimos tipos de alunas que necessitam de muita disciplina. Tem que ralar muito, buscar diversas fontes, estudar mesmo. Não adianta fazer um workshop aqui ou acolá com a Fulana de Tal só para ter o certificado, tem que fazer aula, chegar em casa e relembrar os passos aprendidos, precisa buscar avaliação e ouvir opiniões de outros profissionais, tem que fazer curso de aperfeiçoamento, precisa inclusive questionar se o que está aprendendo é realmente o correto. E mesmo quando você chegar onde queria chegar, não dá para parar de estudar.

Lembre-se que a preguiça é inimiga da disciplina. Então levanta dessa cadeira, grita bem alto “Xô preguiça!” e vai atrás dos seus sonhos! 

Ponho aqui um site que dá dicas de autodisciplina, que me tem me ajudado muito: http://www.studygs.net/portuges/discipline.htm 

Um comentário:

  1. tecate titanium - titanium-arts.com - Vitanium Arts
    TITanium-Tite is winnerwell titanium stove an alloy of copper microtouch titanium with fallout 76 black titanium an aromatic, rich flavour and aroma. The distinctive titanium earrings hoops appearance of the original tetris of tenerium $13.99 · ‎In titanium scooter bars stock

    ResponderExcluir