segunda-feira, 25 de janeiro de 2016

Preconceito na dança do ventre (by Angel Achkar)


Sou descendente de libaneses por parte de pai e o fato de ter raízes nas ‘arábias’ me ajudou a escolher a dança do ventre como a minha dança. Fiz 12 anos de dança do ventre e faço aulas até hoje. Dou aula a 2 anos. Desde os meus primeiros contatos com a dança observo um certo “preconceito” em relação à modalidade, inclusive por bailarinos de outras modalidades. A dança do ventre muitas vezes é taxada de fácil. Outras pessoas a taxam de vulgar, mas se mal dançada, qualquer dança pode ser vulgar, não é?

A dança do ventre é fácil? Não. A dança do ventre consiste em isolar, dissociar e controlar partes do corpo, especialmente o abdômen. Consiste em ter um vasto conhecimento de folclore, da cultura e de ritmos árabes.  

A dança do ventre é sensual? Sim, a dança do ventre tradicional é naturalmente sensual como diversas outras danças que existem por aí. Faço aulas de flamenco que é uma dança forte, com sapateados intensos, movimentos fortes de braços, mas em diversos momentos também é uma dança sensual. Tango é uma dança extremamente sensual. Será que o preconceito é por causa do figurino de dança do ventre moderno que expõe a barriga da bailarina? E qual o problema disso? Na dança contemporânea os bailarinos geralmente dançam só de shorts e top cor da pele, figurinos de jazz podem ser bem ousados e na salsa, as bailarinas dançam com minivestidos. E são todas danças lindas.

Além do mais, a grande maioria das pessoas só conhecem a dança do ventre superficialmente, só pelo que veem na televisão, que não necessariamente é o melhor da dança do ventre (em muitas vezes estes tipos de programas na TV só exaltam a sensualidade da dança). A dança oriental tem origem milenar, era uma dança ritualística, e influenciou diversas outras danças como o flamenco, por exemplo. Possui uma gama de estilos: a dança moderna árabe, a dança clássica e os folclores. Uma boa bailarina tem que conhecer os ritmos árabes que são muitos. Não existe só um estilo de dança do ventre, existe o estilo libanês, egípcio, turco, argentino, russo, etc. A dança do ventre é complexa. Estudo a muito tempo e mesmo assim tenho muito que aprender.

Talvez o nome da modalidade não ajude muito. Dança do ventre, dá a falsa impressão que a bailarina só tem que mexer o ventre. Lógico que aproximadamente 80% dos movimentos da dança do ventre tradicional se localizam no ventre, ainda mais que é uma dança feminina que era utilizada antigamente para preparar as mulheres para serem mães, porém mesmo na dança tradicional existem muitos movimentos de ombro, cabeça, pernas. A dança do ventre atual possui muita influência do ballet clássico: giros, arabesques, etc. Nem todos os folclores possuem unicamente movimentos de ventre. O Khaleege (dança folclórica do Golfo Pérsico), por exemplo, é caracterizado por movimentos intensos de cabeça, pescoço e cabelos. O Dabke (libanês/palestino) enfatiza a força e o vigor dos bailarinos, com saltos, pulos e marcações de pés. Muitas vezes opto em chamar a dança do ventre de dança árabe, para mostrar essa diversidade e riqueza da dança, porém também não é o melhor nome, porque a dança não tem origem somente nos países árabes, têm influência de outras culturas como a turca, fenícia, núbia, etc. A dança do ventre é muito rica e complexa, é uma dança que representa toda uma cultura.

Então é importante pesquisar e estudar antes de criar falsas percepções e PRE-CONCEITO:  "Preconceito geralmente ocorre com o que nos é desconhecido ou com aquilo que pensamos conhecer, mas sobre o qual temos poucas informações”.

Fico triste porque o preconceito muitas vezes vem de pessoas que também dançam. E fico extremamente ofendida porque além de estarem denegrindo uma arte milenar, estão ofendendo a cultura de um povo. A minha cultura.

Referências:









Nenhum comentário:

Postar um comentário