domingo, 23 de abril de 2017

Mercado Persa 2017, competições e afins.

Estou aqui escrevendo esse texto de pijama, enrolada em um cobertor, depois de ter dormido quase o dia todo para me recuperar do final de semana que foi cheio de emoções, cansativo, mas muito inspirador.

Ontem fomos, eu e meu grupo, ao Mercado Persa, que é o maior festival de dança árabe do mundo. Sempre sonhei levar meu grupo para o Mercado Persa, mas até então nunca tinha dado certo... Dessa vez grande parte das minhas alunas e aluno, toparam. Eu ainda inexperiente em organizar viagens de grupo, contei com ajuda do meu amigo e aluno Jorge. Ele providenciou uma van, eu tratei de me informar sobre como poderíamos participar: entrei no site, me informei, enviei mensagem na página do MP no facebook e recebi o regulamento de participação. Li e reli, para tirar todas as minhas dúvidas e não cometer nenhum erro. Decidi levar nossa coreografia de final de ano, a que apresentamos no espetáculo "A Princesa e o Sapo" do Ballet Expressão. A coreografia é um dabke + derbak moderno, e pelo regulamento vi que poderíamos participar da competição na categoria de danças árabes modernas, fiz a inscrição e a partir desse dia meu coraçãozinho ficou mais acelerado. Foram dias de muita dedicação e ensaios cansativos.

Antes de participarmos do Mercado Persa, decidimos também participar do Festival Som, Luz e Dança de Rio Claro no dia 09 de abril. Esse Festival é uma competição que acontece 2 vezes por ano, são várias modalidades, desde ballet até dança do ventre. Eu até então só tinha participado de uma competição na vida, o Encanto dos Véus (que acontecia aqui em São Carlos, anualmente). Sou super novata neste meio de competição. Adoro coreografar, gosto de exercitar minha criatividade ao imaginar e construir desenhos de palco, me sinto desafiada. Minha turma tem nível básico/intermediário e sempre topam minhas loucuras. E a cada coreografia percebo uma evolução absurda, nelas e em mim. O processo de criação coreográfico é um eterno aprendizado. Em Rio Claro, na categoria dança do ventre, não tínhamos muitos concorrentes, mas no final não ganhamos nenhuma medalha, confesso que fiquei um pouco decepcionada porque queremos ter nosso trabalho reconhecido, mas para uma primeira vez fiquei bem satisfeita com a apresentação do meu grupo, uma apresentação limpa e sem perder a característica árabe.    

Apresentação no Festival Som, Luz e Dança (Rio Caro - S.P. - 09/04/2017

   
Tenho visto algumas apresentações de dança do ventre que não possuem nada de árabe, são quase coreografias de jazz ou circenses, com muita utilização de acessórios e invenção de moda (muitas vezes ferindo a cultura árabe),  e isso me entristece...Ontem no MP, conheci um egípcio, o querido Beto Walker, uma pessoa maravilhosa que me deu tantos bons conselhos e me acalmou antes de entrar no palco,  ele me falou que a dança do ventre vem sofrendo muitas modificações com o decorrer do anos e percebe isso no mundo todo, a modernização da dança até certo ponto é boa porque tudo na vida sofre transformações, mas que é importante nunca esquecer a essência da dança do ventre.


Beto Walker e suas meninas lindas - MP 2017

Se apresentar em festivais e competições é importante para o crescimento de todos, desde o professor até os alunos, porque vemos apresentações com tanta qualidade técnica e criatividade que nos inspiram e dão ideias, e também vemos algumas apresentações que não queremos fazer igual. No Mercado Persa deste ano vi muita coisa linda, me surpreendi com as danças étnicas, o grupo de dança indiana que ganhou primeiro lugar me deixou sem ar. A apresentação das professoras do Núcleo Ju Marconato no Espetáculo de Gala me deixou arrepiada e muito emocionada, que apresentação linda e impecável!

Apresentação Núcleo Ju Marconato (Mercado Persa - 22/04/2017)
               
Tantos grupos com técnica avançada, gente muito boa mesmo. Quando assisti as primeiras apresentações da competição de dança árabe moderna (a categoria em que íamos competir), senti um frio na barriga por ver tantas danças maravilhosas, sincronizadas, perfeitas e pela primeira vez senti medo de entrar em um palco. Foi quando encontrei o Beto Walker, que iria dançar antes da gente e me falou coisas tão lindas e motivadoras. Falou que toda dança tem seu valor, que as meninas dele eram iniciantes e que ele se emocionava ao ver o rostinho delas felizes e maravilhosas dançando no palco. Me disse que a arte é isso, a arte une, salva, satisfaz. Que competição é bom para sairmos da nossa zona de conforto, mas que nunca deve nos desmotivar ou fazer nos sentirmos menos. Disse que é ótimo levarmos nossos alunos para conhecer um festival do porte do Mercado Persa para incentivá-los e para ver o quanto ainda têm para aprender e que todos tem o direito de estar lá brilhando no palco, desde alunos iniciantes até os profissionais. Por fim, chamaram o nome do meu grupo e lá fomos nós dançarmos pela primeira vez no palco do Mercado Persa e sai feliz, porque foi uma superação e fiquei muito feliz com nossa apresentação, assistindo o vídeo depois, vi que as meninas se posicionaram direitinho, tiveram pouquíssimos erros, fizeram caras e bocas, brilharam mesmo! Vídeo da nossa apresentação no MP 2017

Fiquei orgulhosa e satisfeita. E depois é tão gostoso ouvir o feedback das pessoas, a querida Aline Hensser nos deu várias dicas legais, a Silvinha Melo maravilhosa nos elogiou e incentivou, comentou que notou uma grande evolução no nosso grupo. Conhecemos no camarim a Hafiza Nawar, que amor de menina, nos inspirou e nos motivou compartilhando sua experiência em festivais.

Ontem reencontrei muita gente querida que não via a tempos: Mariana Central Dança do Ventre (Blog Central Dança do Ventre), Pedro Françolin, Fátima Saraiva, Rhazi Manat, Jade El Jabel, Gi Kraut, Elhaine Jalilah, Jessyca Lima, Sasha Holtz, Mahailão. Conheci algumas pessoas que só conhecia pelo facebook: a linda Rayara Bellydance.

Momento auge do MP: estou andando no corredor quando quase tropeço (literalmente) com o talentoso e gatíssimo (rs) derbakista internacional Artem Uznov, na hora que o reconheci, quase infartei e dei um grito de espanto, ele começou a rir e lógico que pedi pra tirar uma foto com ele!
Eu e o derbakista Artem Uznov (Mercado Persa - São Paulo - 22/04/2017)
Gostei muito do festival, e parabenizo a organização que estava incrível, adorei o novo local (Hotel World Trade Center), os stands de artigos árabes estavam deixando o povo doido com tanta coisa boa, tive que me controlar para não gastar horrores. Parabéns especialmente à Shalimar Mattar por organizar e manter vivo esse evento inspirador que reúne artistas de todo o mundo e promove a cultura árabe. 

Voltei com a sensação de missão cumprida e com gostinho de quero mais, o festival serviu para me desafiar e me motivar, fiquei feliz com a apresentação do meu grupo e todos se divertiram muito. Fico emocionada quando vejo estou conseguindo passar a paixão que sinto pela dança árabe. Todos voltaram inspirados, animados e querendo voltar melhores no próximo ano! 


                  Grupo Angel Achkar no Mercado Persa (22/04/2017)              
       Angel, Mari, Rilmara, Jorge, Ana Luiza, Paula Helena e Elisa


E como sempre diz minha chefe soberana Bety Kiyomura: "Melhor que esse? Só o próximo!"


Nenhum comentário:

Postar um comentário