quinta-feira, 12 de março de 2015

Dança do ventre na TV


Hoje pela manhã, a maravilhosa bailarina Ju Marconato teve uma participação no programa Encontro com Fátima Bernardes. Achei que ela representou muito bem a dança do ventre mesmo com curto tempo disponibilizado, fez duas apresentações rápidas e só teve tempo de falar superficialmente sobre a dança, mas dado que o programa da Fátima Bernardes é um programa de auditório, os temas em geral são tratados de forma superficial, até mesmo pela quantidade de temas a serem apresentados e a curta duração do programa. Apesar de sua participação ter sido rápida, achei que ela conseguiu dar um overview legal da dança, pois além de ter dançado muito bem (como sempre), estava com um figurino deslumbrante e conseguiu falar um pouco sobre a dança (benefícios e origem).

A minha colega de longa data, a bailarina Luciana Arruda, que é uma profunda conhecedora da arte e com a qual já tive debates muito enriquecedores sobre a dança do ventre, lançou uma discussão muito interessante no grupo dela de debates no facebook, sobre se as bailarinas devem aceitar ou não participar desse tipo de programa, pois há uma grande chance de que o programa distorça a arte e a mostre de um jeito que não queremos. Isso pode acontecer mesmo quando a bailarina possui muito conhecimento e tem a melhor das intenções, pois muitas vezes o programa é ao vivo e não há como saber como será a reação do público ou participantes do programa, corre-se o risco que os participantes façam piadas, que não seja dado tempo suficiente para a bailarina falar sobre a dança do ventre ou caso o programa não seja ao vivo, há o risco da edição de partes importantes da dança ou da explicação sobre a arte, levando a informação distorcida para o público.  Muitos pontos importantes foram colocados na discussão, e concluímos que apesar da dança ter sido tratada de modo superficial, a Ju conseguiu transmitir ao público (que deve ser em sua grande maioria mulheres) a beleza e os benefícios da dança. Então mesmo que o tempo tenha sido curto, e tenham ocorrido brincadeiras por parte de alguns dos participantes, tenho certeza que ela conseguiu ‘vender’ bem nossa arte. Acredito que o programa deve ter despertado a vontade de fazer dança do ventre em muitas mulheres.

Concordo que sempre há riscos em participar de programas assim, mas muito melhor que uma bailarina renomada nos represente na telinha da TV, do que uma pessoa com pouco conhecimento, com figurino inadequado e técnica fraca.

Já vi nossa dança muito mal representada na televisão, e acredito que deveríamos ter mais espaço e oportunidade de mostrar toda a beleza e riqueza da dança do ventre. Hoje tive a certeza que esse espaço está sendo conquistado e graças à bailarinas como a Ju, cada vez mais nossa arte será admirada e respeitada.

Para quem quiser assistir a participação da Ju no programa da Fátima Bernarded, o link está aqui: http://globotv.globo.com/t/programa/v/ju-marconato-professora-de-danca-do-ventre-se-apresenta-com-um-candelabro-na-cabeca/4029452/

2 comentários:

  1. Construção coletiva e aprendizado compartilhado, a discussão foi muito boa lá no grupo, não opinei mas aprendi muito com os comentários das colegas.

    ResponderExcluir