sexta-feira, 16 de fevereiro de 2018

O que te motiva a fazer o que você faz? (by Angel Achkar)


Precisamos de motivação para tudo na vida, para estudar, trabalhar, ir à academia, precisamos de um motivo para sair da cama todas as manhãs. Pode ser que a motivação seja o salário que cai na conta todo mês ou a realização pessoal, são muitos fatores que nos impulsionam.

O problema está quando bate aquele desânimo e as coisas que faziam nossos olhinhos brilharem não fazem mais sentido. É aquele momento que paramos para refletir se estamos no caminho certo, se o que estamos fazendo faz sentido e nos faz feliz. Eu já senti isso em diversas fases da minha vida, quando escolhi meu curso de graduação, quando fui para o mercado de trabalho, quando virei professora de dança.

No ano passado tive uma espécie de esgotamento em relação à dança. O ano que passou foi pesado, cansativo, me decepcionei com o universo da dança. Depois da apresentação do espetáculo do fim de ano, precisei me afastar. Nunca imaginei que isso, um dia fosse acontecer, justamente comigo que sou uma apaixonada. E fiquei me perguntando o porquê dessa sensação ruim e desmotivação.  Esse tem sido um dos temas de conversas com minha mestra Dani Nur. E ontem ela me deu uma luz! Ela dedicou 2 horas do seu tempo para me trazer de volta para a dança. Ela fez uma série de perguntas e me fez colocar tudo no papel para poder entender o que está me desmotivando.

E com o exercício de reflexão que ela me passou, concluí que estou assim de bode com a dança por diversos motivos:

- me cobro muito (exijo muito de mim).

- me comparo com outros (ao invés de me comparar comigo mesma).

- as comparações, competições e intrigas no meio da dança me fazem muito mal.

- muitas vezes me sinto paralisada e incapaz.

- falsidade e puxa-saquismo de muitas pessoas para se ‘destacarem’ no meio (e se destacam).

- sensação de que mesmo fazendo cursos, me especializando, nunca evoluo.

Depois de listar esses motivos de insatisfação, a Dani pediu para que eu pensasse que se fosse a única bailarina do mundo e não tivesse ninguém para me comparar qual seria o meu brilho? Foi um exercício que me tocou muito e me fez lembrar de todos os motivos que fizeram me apaixonar pela dança.

“Por que danço? O que é a dança para mim?”

E ela pediu para botar para fora esses sentimentos, me disse: “Angelita, você escreve tão bem! Por que não divide esses seus sentimentos em forma de texto? ”. E cá estou dividindo com vocês tudo isso. Eu estava tão triste com a dança que nem tinha mais vontade de atualizar meu blog. Essa conversa ontem com a Dani me transformou.

Hoje pela manhã, antes de começar escrever esse texto, procurei no google ‘Por que nos desmotivamos’ e encontrei um texto muito bacana no site: https://casule.com/por-que-nos-desmotivamos/

E quero dividir com vocês os 3 pilares da motivação, segundo o psicólogo social Bandura:

auto conceito: que é a forma que nos vemos, o valor que atribuímos a nós mesmos, o quanto nos achamos bons para realizarmos uma atividade.
- crença de auto eficácia: é especifica à atividade em questão, diz respeito ao quanto nos sentimos capazes de realizá-la.
- expectativas de resultado: os resultados a serem alcançados devem ser estímulos fortes o suficiente para que a pessoa desenvolva a atividade. Assim, a pessoa precisa se sentir boa na área, capaz de executar a tarefa e ter ganhos significativos com a realização da atividade.

E todas essas definições foram de encontro com o que a Dani me falou ontem. Muitas vezes nos sentimos incapazes de realizar uma tarefa porque nos comparamos (ou nos comparam) com outras pessoas e isso nos esgota e nos paralisa, mas quando entendemos isso, temos a possibilidade de perceber a dança de um novo modo. O que me desmotiva atualmente não é a dança e sim o entorno da dança. E ao tirar esse entorno, consigo resgatar minha paixão pela dança. Amo fazer aula, amo dar aula e montar coreografias, amo poder usar minha criatividade de modo tão intenso com a dança. E é isso então. 

A Dani me passou muitos outros exercícios de reflexão e logo mais venho compartilhar com vocês.

Estou de volta, habibada! ;-)


2 comentários:

  1. Você é fodona gata!! bora olhar pra tras e nos lançar pra frente!!

    te amo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, mana!!! Isso mesmo, sempre avante! rs. Te amo. Beijão

      Excluir