segunda-feira, 28 de novembro de 2016

Semanas que antecedem um espetáculo

Essa semana procurei textos na internet que falassem sobre a véspera de uma apresentação de dança do ventre, porém não encontrei. Encontrei textos falando sobre o que levar no dia da apresentação ou dando dicas para a primeira apresentação. Queria encontrar um texto bacana para enviar para minhas alunas que se apresentarão nos dias 15,16, 17 e 18 de dezembro. Então aproveitei, já que não encontrei o texto e que estou em falta com meu blog, para escrever.

Hoje faltam 17 dias para nossa estreia, participaremos do espetáculo de final de ano do Ballet Expressão, “A Princesa e o Sapo”, seremos os convidados do Egito no baile que Charlote oferece para o recém chegado príncipe Naveen. Montei duas coreografias, um dabke que será a abertura, que dançarei com meu querido amigo e aluno Jorge e um solo de derbak para minhas 8 alunas.

Será a estreia do Jorge como bailarino em um espetáculo deste porte, ele sempre esteve atrás das coxias porque sempre trabalhou com cenografia e direção de arte, este ano por motivos de força maior não participou da montagem do espetáculo, porém participará como bailarino. E estou muito orgulhosa, ele aceitou esse desafio de fazer algo novo e se dedicou com afinco, não faltou de uma aula, trabalhou tudo que orientei. E pude acompanhar sua evolução dia após dia e ele sempre enfrentou as dificuldades com determinação, sempre buscando fazer o seu melhor. Não vi isso só nele, minhas alunas também tiveram um crescimento assustador em relação ao ano passado.  

Ontem foi nosso primeiro ensaio geral no Ballet, e me emocionei muito ao perceber o crescimento de todos, de como todas minhas alunas e o Jorge entraram confiantes e determinados. E como se apresentaram com paixão, todos estavam dançando, não estavam simplesmente reproduzindo passos, todos sorrindo, interpretando e caprichando na expressão. E foi uma delícia, ouvir todo o elenco e professores curtindo, batendo palmas e incentivando. Pra mim foi um marco na minha carreira, porque é uma luta diária combater os preconceitos que a dança do ventre sofre. E ontem vi bailarinas clássicas, bailaoras flamencas, sapateadoras, street dancers, todos torcendo pela turma de dança do ventre. Foi um dia emocionante e especial.

A produção de um espetáculo é muito complexa e envolve todo um  planejamento: definição de tema, se o tema será autoral ou baseado em alguma história já existente, quem vai dançar o que, se terá cenário, definição e elaboração de figurinos, iluminação, divulgação, busca de patrocínio, costura da história, etc e tal. São muitas equipes envolvidas: diretor geral, área de finanças administrando os gastos (se estão dentro de um orçamento determinado previamente), produtor (que auxilia todas as áreas envolvidas e as conecta), figurinista,  cenografista, área de marketing e divulgação, costureiras e mais um monte de gente. São muitas preocupações e quando a data de estreia começa a se aproximar, as borboletas começam a voar no estômago de todos. Participar de um espetáculo exige muita responsabilidade e dedicação. 

Sempre que convido minhas alunas para dançarem em um espetáculo, aviso desde o início, que elas precisam de comprometimento. Aviso que no mês anterior ao espetáculo, teremos ensaios aos finais de semana e que será cansativo, que teremos de abdicar de algumas coisas da nossa vida por um tempinho. E que depois que elas se comprometerem não tem como voltar atrás, porque se desistirem por algum motivo fútil elas não estarão prejudicando à mim, à escola ou ao espetáculo, estarão prejudicando suas colegas de dança. Quando uma aluna se propõe a dançar em grupo, não basta ser boa sozinha, tem que saber dançar em grupo, tem que se conectar. É trabalho em equipe, não basta eu saber onde é meu lugar na coreografia e não olhar para as minhas colegas, porque se todas estiverem alinhadas em outro lugar, mesmo que eu esteja no lugar certo, terei que mudar e me alinhar com elas. Todas devem estar conectadas, como se todas fossem uma.

Então deixo aqui algumas dicas para as semanas que antecedem o espetáculo:

·         A coreografia já está montada, agora é a hora dela entrar no cérebro de todos e sair no automático.
·         É hora da limpeza da coreografia, correção de postura e ajustes finais.
·         A partir do momento que você concordou em dançar em grupo, você precisa ter comprometimento, isto é, você não pode faltar por qualquer motivo. Sua falta atrapalhará o grupo.
·         Não fique bravo com as correções da sua professora, ela faz isso para seu crescimento como bailarino.
·         Quando a professora falar que é importante treinar expressão antes, não ache que é uma bobagem. Expressão também deve ser ensaiada para ficar natural. Lembrando que dançar com sorriso congelado até o final não é expressão.
·         Não ache ruim se a professora fizer você repetir, repetir e repetir a sequência coreográfica. Repetição leva à perfeição.
·         Preparação do grupo para eventualidades: o que fazer se começar tocar uma música que não é a do grupo, se a música não começar, se a música parar no meio, se a plateia bater palma antes da finalização, se esquecer ou errar a coreografia...
·         Ensaio geral é importante, para orientar todos sobre a ordem e estrutura do espetáculo. Não falte, nem atrase no ensaio geral, lembre-se que você prejudica toda sua turma.
·         Ajude sua colega de dança, se ela errar, não a ofenda ou empurre. Somos humanos e erros acontecem o tempo todo. É necessário saber se adaptar ao seu erro e ao erro do seu colega.
·         Não falte, nem atrase no dia da marcação de palco. A marcação de palco é importantíssima para que os desenhos da coreografia fiquem conforme o planejado.
·         Um dia antes da estreia tente fazer coisas que não estejam relacionadas à apresentação: assista um filme, saia com amigos, passeie com o seu cachorro. Só não pode encher a cara, pois ressaca prejudica sua dança.

Quando chegar o grande dia, curta e se divirta, pois é dia de brilhar!!!! Lembre-se que você se dedicou muito e deu o seu melhor até ali. Se errar, não demonstre, erre com classe! Errar faz parte. Como disse um dia uma professora que gosto muito: “Se errar, erre com cara que tá fazendo a coisa mais certa desse mundo!”.  Nossa estreia está chegando e tenho certeza que o espetáculo será lindo!!!!


Nenhum comentário:

Postar um comentário