terça-feira, 3 de maio de 2016

BENEFÍCIOS DA DANÇA DO VENTRE

Não preciso nem dizer que sou uma apaixonada pela dança, e especialmente pela dança árabe. Sou descendente de libaneses por parte de pai e ele sempre cultivou em mim nossas raízes.

Escolhi praticar e me dedicar à essa dança milenar para poder buscar minhas origens e como minha principal atividade física. Sempre fiz muitos esportes, desde pequena pratico natação, já tive a corrida como meu esporte favorito, já frequentei academias (e confesso que não sou muito fã) e finalmente me encontrei na dança.

Fiz um pouco de ballet na escola que estudava quando criança, mas depois acabei me dedicando à outras atividades que me interessavam na época. Porém com uns 17 anos voltei a me interessar pela dança, passava horas dançando em frente ao espelho, bolando coreografias malucas sem ter acesso à técnica nenhuma. Foi quando decidi me matricular no jazz em uma escola de dança do meu bairro, fiz um ano e logo depois passei no vestibular e minhas prioridades mudaram, porém não desisti completamente da dança, fiz como matéria eletiva o curso de dança contemporânea da UFSCar. Lembro que tinha que criar uma coreografia para ser avaliada na matéria, e escolhi a música Coffee (Arabian Dance) do Ballet Quebra-Nozes, que apesar de clássica tem uma pegada árabe. Fiz uma coreografia moderna com um toque de dança do ventre, sem nunca ter feito aula e tirei 9,0. 

Quando me formei, fui para São Paulo trabalhar como estatística na Serasa e os primeiros meses foram bem difíceis, pois além dos novos desafios e dificuldades, estava longe da minha família e amigos. Me sentia muito só, foi quando decidi que tinha que fazer algo para me sentir melhor e me matriculei nas aulas de dança do ventre da casa de chá Khan El Khalili. Desde então a dança tem me oferecido muitas boas oportunidades e caminhos felizes, inclusive já me salvou de diversos momentos tristes e difíceis.  

Além de ter notado diversas mudanças positivas no meu corpo: fiquei mais magra, minha cintura afinou, as pernas ficaram mais torneadas, a barriga definida, aumento de coordenação motora e da capacidade de memorizar sequências, senti também diversos benefícios psicológicos. Me sinto mais confiante, minha autoestima melhorou, fiquei mais cara de pau (por causa das apresentações), minha ansiedade diminuiu e inclusive notei melhoras nos sintomas da minha depressão (sim, tenho depressão desde os 20 anos). E além de todos esses benefícios, a dança me trouxe amizades sinceras e eternas. Conheci muita gente especial nestes 13 anos dedicados à dança do ventre: mulheres corajosas, guerreiras, todas Fênix.

E como professora, também noto muitas mudanças nas minhas alunas, nas primeiras aulas muitas delas estão tímidas, com vergonha de se olhar no espelho, estão com a autoestima baixa, acham que estão com o corpo feio ou que já não têm mais idade para dançar, se cobram demais, possuem diversos bloqueios, repressões e amarras que se formaram com o decorrer dos anos. Depois de 2 meses de aula, a mudança nelas é perceptível, elas começam a se gostar mais, vão para a aula maquiadas, com brincos, pulseiras. Se olham no espelho e se gostam. Ficam mais charmosas, confiantes e felizes. Por isso que sou apaixonada por esta modalidade, pois é uma modalidade para todas, sem restrição de idade ou peso.

 As aulas são bem dinâmicas, inicia-se com alongamento e exercícios para desenvolvimento da coordenação motora, depois a técnica é introduzida e a aula finaliza com mini sequências com os passos aprendidos. Nesta modalidade não só se aprende passos e sequências, o aprendizado se estende sobre a vasta cultura árabe.

A dança árabe é segmentada em diversas modalidades, além da dança tradicional (dança do ventre) que é esta que estamos acostumados a ver na televisão ou em filmes  (bailarina dançando com top, cinturão e saia longa), existem danças específicas de cada região do Oriente Médio, como por exemplo, o dabke, uma dança típica do Líbano, Síria, Palestina e Jordânia, que é uma dança de roda, sempre dançada em casamentos ou festas árabes. Ou o Khaleege que é típico dos Emirados Árabes e Iraque, na qual as mulheres dançam com uma bata larga ou vestido fechado, dando ênfase à movimentos de cabeça e cabelos. 

A dança do ventre é uma dança muito rica e com certeza irá mudar a sua vida! 

Segue um vídeo para exemplificar a beleza desta dança (apresentação das minhas alunas de final de ano do Ballet Expressão no Teatro Municipal de São Carlos):  






Nenhum comentário:

Postar um comentário